Aconteceu neste dia 11 de dezembro, no Largo da Prefeitura Municipal, a solenidade cívica em alusão aos 141 Anos de Emancipação Política de São Miguel. O evento teve caráter cultural, pois, além de resgatar a história do município, trouxe aos presentes o talento dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS com apresentações de coral, música (banda bate-lata, flauta e violão), grupo de capoeira e exposição de desenhos artísticos.
O evento trouxe ainda aos presentes a exposição "Paisagens da Terra", onde o artista plástico Gilliano retratou em seus obras de arte, paisagens do cotidiano micaelense e cartões postais.
O ponto alto do evento se deu quando o prefeito Zé Gaudêncio, lançou, com muita honra, a cartilha "Cronologia Histórico-Política e Administrativa de São Miguel", que servirá de subsídio para os nossos munícipes, alunos e pesquisadores recontando a história dos ex-prefeitos, cada um em sua época, além de reinaugurar a Galeria dos Administradores, Intendentes e Prefeitos do Município de São Miguel, agora, revisada e ampliada através de estudos e documentos comprobatórios.
Abrilhantaram com garbos, a Banda de Música Hesíquio Fernandes de Sá e a Banda Marcial Gilney de Souza, executando hinos como "11 de Dezembro" de autoria do maestro Felinto Lúcio Dantas que compôs em homenagem à data da Emancipão Política de São Miguel, "Dois Corações", "Saudades de Minha Terra", entre outros.
A exposição "Paisagens da Terra" e os documentos que pertenceram à Intendencia de São Miguel ficarão expostos no Salão Principal da Prefeitura Municipal até o dia 15, próximo.